Cerca de 500 exames de mamografia e papanicolau foram realizados em cinco dias através do SESC-MT e Prefeitura

Por Lissa Izabely | Assecom AIA

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira (27) um balanço de atendimentos de Mamografia e Papanicolau, também conhecido como preventivo ou citopatológico. Em cinco dias, desde o início dos serviços 500 exames foram realizados de forma gratuita. A ação é uma parceria da Prefeitura de Alto Araguaia com o Sistema Fecomércio, por meio da unidade móvel Saúde Mulher do Serviço Social do Comércio de Mato Grosso (SESC-MT).

De acordo com a Secretaria de Saúde foram realizadas 280 mamografias, sendo 46 exames por dia.  Já o preventivo de câncer de colón de útero 220 atendimentos do Papanicolau com uma média de 36 por dia foram ofertados pela unidade móvel que é equipada com mamógrafo digital e toda estrutura adequada para a realização dos exames.

A secretária de Saúde, Manoela Nunes, comemora a primeira semana de atendimentos e ressalta a importância dos exames que são realizados de forma gratuita. “Quero agradecer o Prefeito Gustavo Melo por essa iniciativa valorizando as mulheres de Alto Araguaia e também das cidades vizinhas que serão atendidas além de agradecer a toda equipe do caminhão pelo excelente atendimento. O exame é a melhor forma de tratar a doença de forma precoce e seu rastreamento apresenta redução comprovada no índice de mortalidade”, cita.

Os exames são voltados para mulheres de 40 a 69 anos. Aquelas que ainda não realizaram o pré-cadastro podem procurar a unidade móvel anexo à Unidade Básica de Saúde Celso Siqueira França, no Centro, ou na Secretaria Municipal de Saúde. É necessário apresentar cartão SUS, documento de identificação com foto e cópia além do comprovante de endereço.

As mulheres que não se enquadram na especificação de idade, porém possuem histórico de casos de câncer de mama ou de cólon de útero na família ou suspeita, pode procurar a unidade do bairro, realizar consulta médica e, através de encaminhamento, realizar o agendamento.